Essa semana o servidor do interney.net passou por algumas turbulências, em parte devido ao aumento de audiência do InterNey Blogs, essa na verdade é a parte boa, a parte ruim são aquelas visitas que na verdade não são 'visitas de verdade'. São os famosos robôs, existem os robôs do 'bem' e os robôs do' mal', e tem também os seres humanos que agem como se fossem robôs. Seguem alguns exemplos das feras que tive de domar essa semana e como você pode se precaver deles.
1) Robôs de indexação - Esses são os robôs do bem, eles indexam seu site para posteriormente serem encontrados pelos mecanismos de busca. Existem os que indexam as páginas do site e os que indexam os feeds RSS. Os mais famosos são o Googlebot, o Yahoo! Slurp e o msnbot, é importante que seu site tenha algum sistema de cache de dados para que eles não tenham de recriar todas as páginas enquanto estiverem indexando. Os links indicados nesse artigo apontam para as páginas de ajuda desses robôs, onde existem dicas valiosas como, por exemplo, instruções para que eles não indexem seu site rápido demais. Isso evita que seu servidor trave caso a indexação seja feita em horários de pico.
Outro problema que pode ocorrer com robôs que indexam feeds, como o robô do Technorati, é permitir que eles indexem os endereços que geram o RSS sem nenhum tipo de cacheamento, o ideal é redirecionar esses robôs para um feed externo como o Feedburner, esse redirecionamento pode ser feito em PHP usando a função header ou usando um .htaccess no Apache.
2) Robôs de spam - Esses robôs ficam enviando comentários, trackbacks e visitas automaticamente para o seu site. O objetivo deles é expor seus links na sua seção de comentários ou em alguma área do tipo 'últimos sites que enviaram visitas para cá'. Para esses robôs é imprescindível a utilização de scripts que bloqueiem suas visitas em dois níveis, se possível sempre antes de processar a página, e caso não consiga identificá-lo nesse momento permitir que seu comentário seja moderado e posteriormente marcado como spam para evitar futuras invasões.
Se você usa o Wordpress dois excelentes plugins são: Bad Behavior e Askimet. O primeiro tenta barrar os spams antes de chegar aos seus comentários e salvar processamento do servidor, o segundo evita que seu blog vire um mural de propaganda indesejada.
3) Hotlink - Aqui não é nenhum robô escrito por programadores, mas são webmasters que não entendem que linkar imagens diretamente do site dos outros gasta banda, na maioria das vezes o limite de banda pode tirar o site do ar, ou na melhor das hipóteses 'apenas' deixá-lo mais lento. Felizmente você pode se proteger de diversas maneiras, a maneira que adotei recentemente no meu servidor foi seguindo as dicas desse artigo no List Apart (que tomei conhecimento através deste post do Tecnocracia)
Além disso havia uma boa dose de POG em alguns scripts que foram devidamente ajustados esses dias. Se você fez algum remendo de programação para resolver algo rápido não deixe que esse ajuste temporário seja definitivo, gambiarras acumuladas comprometem a saúde do seu servidor e podem te deixar na mão em momentos críticos.
Teoricamente está tudo em ordem agora, mas na informática quase nunca se tem certeza, Murphy não descansa jamais.
_________________________
conheça: http://www.interney.net/
_________________________

Site corporativo,
Portifólio,
Quem somos,
Blog com notícias, dicas, artigos e resumos relacionados às áreas de publicidade e propaganda, marketing, internet.
www.penidopublicidade.com
No comments:
Post a Comment