3/30/2007

Não vamos cometer os mesmos erros

março 26, 2007, 2:00 AM
por Fabio Seixas

conheça o blog do Fabio Seixas
-----------------------

As palavrinhas estão no ar novamente. Ando escutando elas por ai. E não apenas nas mesas de bar. Ando escutando em negócios e projetos reais. IPO, Stock Option,
Capital de Risco, etc. Tudo muito bom, um novo momento, novas oportunidades, etc, mas, por favor, não vamos cometer os mesmos erros novamente.

O ano de 2000 presenciou o desfecho de uma série de desventuras. Boo.com, Pets.com e
tantas outras empresas que sumiram do mapa e que apostaram que poderiam aproveitar o momento e criar negócios sem bases sólidas contando com a possibilidade de serem compradas ou de fazerem IPOs milionários.

O momento está tornando a surgir. Isso é bom. O que vamos fazer com ele, quem vai se dar bem, quem vai se dar mal é o que devemos analisar.

Então, para não cairmos nos mesmos erros da bolha 1.0, sugiro algumas reflexões:

"Vamos criar uma empresa qualquerbuzzword.com e alguém vai querer investir na gente!"
No final dos anos 90, muitas empresas foram criadas com o esse pensamento. Qual o motivo para se criar uma empresa? Criar valor deve ser a resposta. Investimento financeiro deve ser o facilitador de um projeto e não seu objetivo final. Investimento serve para alavancar e viabilizar o crescimento, não para personifica-lo.

Qual é o seu modelo de negócio?
Muitas vezes essa pergunta foi simplesmente ignorada. Ou quando era feita, pouco importava a resposta.

Numa época de euforia é comum acreditarmos em modelos de receita mirabolantes que não se sustentam e não conseguem provar sua viabilidade. Empresas que apostam na publicidade como única forma de receita também foram, são e serão muito comuns. Mas e se o mercado de anunciantes não alavancar? Se a oferta de espaço publicitário for maior que a demanda? Como ficam todas essas empresas que contavam com a publicidade para pagar suas contas?

Uma sugestão pessoal minha: Arrume um jeito de colocar um pé no off-line e outro no on-line. Isso facilita muito as coisas. Não foi à toa que a taxa de mortalidade das empresas de e-commerce na bolha 1.0 foi menor que o resto do mercado. Elas agregavam valor de maneira factível.

Investimento para que?
Você buscaria um investimento financeiro para alavancar uma empresa viável ou para sustentar indeterminadamente algo inviável? A melhor forma de conseguir um investimento é não precisar dele. Se você está buscando investimento para pagar as contas, algo está muito errado.

"Ei! Eu tenho uma idéia fantástica! Vamos ficar milhionários!"
Ideias não impressionam mais. A execução sim.
Idéias são baratas e fáceis de encontrar, já bons executores são difíceis de achar. Não se apoie somente na idéia. Idéias não importam tanto quanto antes. Pense na Starbucks. Uma cafeteria. Quer ideia mais sem graça que essa? No entando, foi a execução que a tornou uma das mais admiradas empresas do mundo.

Feitas para vender
Existem empresas que são contruídas para serem vendidas. Nada de mal nisso. Outras são feitas para durar. Vender uma empresa é apenas uma estratégia de saída do investidor/empreendedor. Não confunda estratégia de saída com modelo de negócio. Você pode até não ter uma estratégia de saída (talvez nem tenha pensando nisso), mas você não pode se dar ao luxo de não ter um modelo de negócio.

"Vamos criar uma empresa e depois vende-la" não é um modelo de negócio, é uma estratégia de saída.

"Web 2.0 is the air for the next bubble" – Paul Witherow
Isso não significa que já temos uma bolha. O ar é apenas um elemento da bolha. A "película" que o envolve é o dinheiro sendo investido quase que indiscriminadamente. Isso ainda não está acontecendo no Brasil, mas talvez já esteja acontecendo lá fora. Mas os elementos que podem se tornar uma bolha já estão surgindo. Tudo depende do que iremos fazer com esses elementos.


penido publicidade marca

Site corporativo,
Portifólio,
Quem somos,
Blog com notícias, dicas, artigos e resumos relacionados às áreas de publicidade e propaganda, marketing, internet.

www.penidopublicidade.com

3/28/2007

Os melhores blogs brasileiros em tecnologia e web

26 de março de 2007, 2:37

Uma lista dos dez blogs mais importantes em torno de web e tecnologia, preparada por quem também edita um blog importante. Você concorda com ela ou falta alguém?

Por:
Walmar Andrade
Fonte:
[webinsider]

Organizar de alguma maneira a vastidão de dados que inunda a internet não é tarefa fácil. Tanto isso é verdade que a todo momento estão sendo lançados filtros cada vez mais engenhosos para dar um pouco de ordem ao caos. Do
Google ao Digg, cada um lista à sua maneira o que há de melhor na web dentro de critérios específicos, sempre tentando privilegiar a inteligência coletiva e o fator humano sobre a automatização mecânica.

Algumas vezes, entretanto, a opinião pessoal ainda consegue organizações mais lógicas. Se formos escolher quais são os melhores blogs do Brasil, por exemplo, podemos usar o critério da quantidade de links, como faz o rankings do
Technorati. Isso leva à conclusão que o Interney.net é melhor do que o Blog do Noblat. Ora, isso faz tanto sentido quanto dizer que a Exame é melhor do que a Playboy. Ambas são revistas, contudo tratam de assuntos distintos.

Critérios
Para montar uma lista dos melhores blogs nacionais para o Webinsider, tivemos que adotar alguns critérios.

O primeiro é o escopo do blog. Se os leitores pedem ao Webinsider uma lista dos melhores blogs, há que se acreditar que eles desejam boas fontes relacionadas ao conteúdo deste site, ou seja, tecnologia focada em web.

O segundo critério é a quantidade. Quantos são os melhores blogs do Brasil em um universo de milhares? Cinco? Dez? Cem? Optamos pelo número dez, por ser um valor que parece funcionar bem para a mente humana, acostumada a numerações decimais.

A lista
Dito isso, vamos aos eleitos, em ordem alfabética.

BrPoint, de Bruno Alves
Bruno Alves é um dos chamados probloggers brasileiros e conhece bem programação. No BrPoint (um dos diversos blogs para os quais ele escreve), é possível encontrar praticamente todos os dias informações interessantes sobre tecnologia e desenvolvimento.

BrunoTorres.net, de Bruno Torres
Bruno Torres possui um conhecimento imenso sobre desenvolvimento web e compartilha praticamente tudo com seus mais de 3.300 assinantes no blog. Embora tenha passado um período no ostracismo, voltou recentemente a blogar e compartilhar seus conhecimentos com os leitores.

Dia a Dia, Bit a Bit, de Silvio Meira
Cientista-chefe do
C.e.s.a.r. e presidente do Conselho de Administração do Porto Digital, Silvio Meira bloga principalmente sobre inovações tecnológicas e empreendedorismo na área de tecnologia.

A freqüência de posts não é tão intensa, já que ele também é professor do Centro de Informática da UFPE, palestrante, visionário, batuqueiro de maracatu e mais uma dúzia de apostos. A qualidade das idéias, no entanto, compensa a baixa freqüência com larga vantagem.

DWD:3, de Luli Radfaher
O blog DWD:3 foi criado a fim de ser um local de troca de idéias entre Luli Radfaher e seus leitores para a elaboração do livro Design/web/design:3. Não se sabe exatamente em que pé anda a proposta, já que o lançamento do livro era previsto para o final de 2006. O ponto positivo é que o blog continua funcionando, com posts preciosíssimos sobre criatividade, design e inovação.

Para quem não conhece, Luli é Ph.D. em comunicação digital pela ECA-USP, onde também é professor. Passou por diversas agências e chegou a ser vice-presidente de conteúdo da Starmedia, em Nova Iorque. Se você acha que se trata de um engravatado executivo tradicional, deve urgentemente assistir a alguma palestra dele.

Interney.net, de Edney Souza
Edney Souza é o blogueiro que começou antes de todo mundo e hoje colhe os frutos de ter sido um visionário. Em 2001, enquanto todos achavam que blogs eram diários adolescentes, lá estava ele escrevendo sobre tecnologia e afins no Interney.net.

Hoje seu blog é um dos endereços mais conhecidos do Brasil, o que deu liberdade financeira ao autor para se dedicar somente ao que gosta: blogar sobre tecnologia, inventar adendos para a web e, mais recentemente, empresariar outros autores em um condomínio de blogs.

MarcoGomes.com, de Marco Gomes
Marco Gomes é um brasiliense de 20 anos que está nesta lista por ter incorporado com sucesso o estilo “do it yourself”, que muita gente fala mas não pratica, mesmo com todas as ferramentas à disposição.

Este jovem programador de interfaces passa algumas madrugadas em claro inventando aplicativos web como o
Wallpapr, Got Stress e, principalmente, o Boo-box. Tudo é devidamente relatado no blog, que assim se torna uma boa fonte de inspiração para quem quer empreender na web.

Revolução Etc, de Henrique Costa Pereira
Não é à toa que o Revolução Etc possui mais de 2,8 mil assinantes de feeds. O blog de Henrique Costa Pereira traz posts sobre desenvolvimento web com a visão de quem está com a mão na massa, tanto na hora do emprego quanto no momento do lazer. Com isso os leitores têm acesso a dicas e opiniões sobre desenvolvimento web, com destaque para web standards, microformatos e usabilidade.

Usabilidoido, de Frederick van Amstel
O Usabilidoido tornou-se em pouco tempo referência nacional em usabilidade. O início do blog foi bastante intenso, com o público acompanhando a evolução de seu autor, Frederick van Amstel, que devorava tudo o que saía sobre usabilidade para web.

Com o tempo o Usabilidoido diversificou mais os assuntos e agora está se redirecionando para o design de interação. Percebe-se também que os artigos estão mais profundos e até certo ponto acadêmicos, reflexo do mestrado que está sendo cursado pelo autor.

Versão txt, de Fabio Seixas
No Versão txt saímos um pouco da parte técnica do desenvolvimento web para falarmos principalmente sobre empreendedorismo, através das palavras de Fábio Seixas, empresário do
Camiseteria, uma startup de web 2.0 que aproveita a colaboração do público para criar estampas e vender camisas pela web.

Seixas, que se acostumou a compartilhar idéias e opiniões também em palestras, está freqüentemente postando sobre maneiras de aproveitar as possibilidades da web para fazer negócios.

Viu isso?, de Michel Lent Schwartzman
Michel Lent Schwartzman é proprietário de uma das maiores e melhores agências de comunicação interativa do Brasil, a
10 Minutos. Nem por isso ele deixa de estar presente onde a comunidade de desenvolvedores web está: no Flickr, no Orkut, no YouTube, nos podcasts, nas listas de discussão e, é claro, no seu próprio blog.

Ou seria o contrário? É por estar presente em todos essas lugares e acompanhar de perto o que há de mais recente em desenvolvimento web que o Michel é proprietário de uma das maiores e melhores agências de comunicação interativa do Brasil? Fica a dica para os empresários da área que lêem o Webinsider, mas ainda não lêem os blogs acima e nem se envolvem como poderiam com a comunidade web.
[Webinsider]

22 pessoas comentaram o artigo
"Os melhores blogs brasileiros em tecnologia e web"


pc Data: 26/03/2007 às 7:32 am
Atividade:
Cidade:

É incrível como esses blogs, textos e por aí vai são totalmente descartáveis de nossas vidas, não necessitamos deles, vivemos bem sem os mesmos. Aposto que a maioria vai morrer em pouco tempo. E porquê? O comprometimento é frágil. Se não houver lucro ou o mínimo pra valer o esforço, a energia se esvai. Pra que ficar escrevendo para pessosas que também não tem comprometimento? Que podem te abandonar a qualquer momento? Há um equívoco em toda esta história sobre blogs. Os leitores querem a palavra mágica, querem encontrar o que o outros lêem e não entendem e assim faturar alguma coisa. É gente demais escrevendo de tudo pra gente demais lendo de tudo. Não pode dar certo.

Sobre o que foi que escrevi mesmo?

Frederick van Amstel Data: 26/03/2007 às 9:35 am
Atividade: Pesquisador
Cidade: Curitiba
Obrigado pela menção, Walmar!Acrescentaria ainda o Roda & Avisa do René de Paula que, apesar de não ser um blog padrão é uma das minhas melhores referências no assunto:
http://www.usina.com/rodaeavisa/

Mark de Souza Costa Data: 26/03/2007 às 10:21 am
Atividade:
Cidade:

Acho que faltou o grande trabalho realizado por Maurício Samy (http://www.maujor.com/ e
http://www.maujor.com/blog/). Maurício Samy realiza um dos melhores e mais sérios trabalhos na internet brasileira através das suas contribuições na W3C e na tradução e criação de excelentes artigos e, ao contrário de muitos dos blogueiros postados aqui, ele nunca ficou preocupado em fazer auto-promoção e nem publicar coisas inúteis e com propósitos duvidosos.

Parabéns pelo grande trabalho Maurício!

H* Data: 26/03/2007 às 10:28 am
Atividade:
Cidade:
Esse Fábio Seixas não dá pra esquecer né..o cara deu uma chupada de com força no
http://www.threadless.com/.. se a empresa americana tivesse patenteado ia levar uma bolada!!

Diego Data: 26/03/2007 às 1:22 pm
Atividade: Webmaster
Cidade: Fortaleza
Concordo com o Mark, que faltou o blog do Maujor, site referência de CSS e também o site do Meio-Bit. Creio que esses deveriam ser os dois primeiros

Rodrigo França Data: 26/03/2007 às 1:46 pm
Atividade: Estudante de Ciências da Computação
Cidade: Campo Grande
Acho que faltou alguém na lista.
O TNow (www.tnow.com.br) é um dos sites que mais acesso hoje em dia. E é melhor do que muitos desses sites que você citou. Também senti falta do Digital Drops (www.digitaldrops.com.br), que eu também acesso sempre.
Você botou uns sites ruins na lista. Acho que foi para fazer o jabá!

Allan Data: 26/03/2007 às 5:04 pm
Atividade:
Cidade:
Na minha opinião, o blog
http://www.techbits.com.br/ deveria estar entre os primeiros. O conteúdo dele excelente

Caio Proiete Data: 26/03/2007 às 6:09 pm
Atividade: Arquiteto de Software
Cidade: Lisboa/Portugal
Ê maravilha! Um dia eu ainda entro nessa lista.
Em tempo, o FatorW é excelente. Continue com o ótimo trabalho.
Abraços,
Caio Proiete
http://www.pdaexpert.net/

14° James Clebio Data: 26/03/2007 às 9:31 pm
Atividade:
Cidade:
Lista bem duvidosa ou incompleta… cadê o fechaTag? o Tableless.com.br? o maujor?… eu hein… :s

15° Pedro Silvas Data: 26/03/2007 às 10:51 pm
Atividade:
Cidade:
Eu gosto das dicas do blog
http://neosite.ilogic.com.br/dicas/ que apesar de ser de uma empresa me tem sido útil.

17° Sandro Data: 27/03/2007 às 8:16 am
Atividade: Designer
Cidade: s.b.campo
Boa Pessoal!
Ah vocês se esqueceram do site do O VELHO… não tem lá um design, mas o conteúdo é ótimo!!!
Outro que você pode ler atraves de RSS
Ele é meio caquético, mas são excelentes as indicações e os seus textos tem um sarcasmo…só sendo de um velinho…
http://www.ovelho.com/

19° Leandro Marcel Data: 27/03/2007 às 9:01 am
Atividade:
Cidade:
Achei meio jaba, rasgação se seda, techguru.com.br ficou de fora alem de outros bons blogs, a maioria dos citados são tudo tampa da mesma panela.

21° Rafael Data: 27/03/2007 às 11:49 am
Atividade:
Cidade: São Paulo
Acho que faltou acrescentar um bem interessantes sobre tecnologia móvel e celulares
http://www.odontopalm.com.br/gsf/

22° Sidney Data: 27/03/2007 às 10:28 pm
Atividade: Programador
Cidade: São Paulo
Na minha opinião faltaram 3 blogs!
http://www.meiobit.com/
http://www.techbits.com.br/
http://www.garotasemfio.com.br/
Os 3 tem conteúdo excelente!
Sidney


penido publicidade marca

Site corporativo,
Portifólio,
Quem somos,
Blog com notícias, dicas, artigos e resumos relacionados às áreas de publicidade e propaganda, marketing, internet.

www.penidopublicidade.com

3/17/2007

Conheça o Site

penido publicidade marca

Site corporativo,
Portifólio,
Quem somos,
Blog com notícias, dicas, artigos e resumos relacionados às áreas de publicidade e propaganda, marketing, internet.

www.penidopublicidade.com

3/13/2007

Google lança Google Desktop 5 beta

O Google disponibilizou recentemente o Google Desktop 5, a última versão do utilitário de busca indexada para o seu computador. A principal novidade é o design no estilo "Vista" da barra lateral que pode ser customizada com widgets extras.

A nova barra lateral vem configurada para aparecer à direita da tela, e encolhe as janelas de programas em uso automaticamente para se manter sempre visível.O programa vem acompanhado de alguns utilitários padrões, como as versões anteriores: Gmail, notícias, "post-it", fotos aleatórias, RSS feed (que deixa a desejar...), previsão de tempo, "a fazeres" e a barra de busca do Google, claro.

Uma grande vantagem é que programadores podem desenvolver seus próprios utilitários e disponibiliá-los ao público. Os resultados das buscam, que normalmente são mostrados em um browser, ganharam integração com o próprio programa, com os primeiros resultados sendo exibidos na própria barra lateral.

O programa é mais útil do que os add-ons para browsers, pois permitem que você faça buscas tanto em seu computador quanto na web - incluindo uma boa integração com Google Maps, Google News e Google Images. Como todos os sistemas de busca indexadas, o GDesktop demora um pouco na primeira vez para varrer todo o PC. Como padrão, ele é configurado para fazer esta varredura enquanto o computador não estiver em uso. Para acelerar este processo, há a opção de indexar tudo de uma vez - que toma algumas horas, mas depois o computador fica mais livre.

Google Desktop 5 X Windows Desktop Search.
A velocidade dos resultados das buscas são muito parecidos em ambos softwares, mas o Google leva uma ligeira vantagem para apresentar a página de resultado - que é mais leve e similar às buscas do Google.

Ao contrário das buscas na internet, o GDesktop não mostra o total de resultados de imediato, você precisa descer até o final da página para ver que ele continua pesquisando em seu sistema e o número aumenta cada vez mais. O sistema da MS, inclui em sua busca ainda alguns arquivos que não são realmente documentos, como os ".js" por exemplo.

A desvantagem do Google é não mostrar os resultados no Windows Explorer, e assim manipular diretamente os arquivos. O Desktop 5 é uma boa atualização do Google, que sempre apresenta soluções rápidas. A barra lateral é interessante mas consome uma quantidade razoável de memória (nada comprometedor) - como todas as similares. Mas essa quantidade aumenta conforme a quantidade de widgets instalados, que podem tornar o computador bem lento.O download de 1.8MB é fácilmente instalado e compatível com Windows 2000 SP3, XP e Vista. Os browsers compatíveis são as versões de IE e os produtos da Mozilla (Firefox e seus derivados).

Pra quem usa o Opera, é melhor esperar alguma versão posterior do programa, pois algumas funções não rodam plenamente.
http://desktop.google.com/en/

>>>>>----------------------------------

fonte: clique aqui e conheça outros
http://www.outrolado.com.br/

>>>>>----------------------------------

>-----------------------------

penido publicidade marca

Site corporativo,
Portifólio,
Quem somos,
Blog com notícias, dicas, artigos e resumos relacionados às áreas de publicidade e propaganda, marketing, internet.

www.penidopublicidade.com

>-----------------------------

3/12/2007

Linkbaiting: truques (alguns feios) para atrair links

01 de março de 2007, 23:38

Há uma polêmica: algumas pessoas consideram muito errado. Outras encaram como uma prática normal e correta até certo ponto. O que você acha?

Por Gilberto Alves Jr.

Você já ouviu o termo linkbaiting? Se você é blogueiro, pode até não ter ouvido, mas certamente já fez. Linkbaiting é o nome dado a um conjunto de práticas de SEO para fazer com que muitos sites apontem um link para o seu. Seriam “iscas” para atrair links, como diz o nome em inglês.
No Brasil, quando queremos falar o que os gringos estão chamando de linkbaiting, dizemos “ah, isso é SEO”. Geralmente tem uma conotação pejorativa, de que o conteúdo não é informativo ou não é verdadeiro, que o único interesse da postagem é receber links, sendo infiel ou desleal com os leitores.
Há basicamente dois motivos para se fazer linkbaiting:

Um bom aumento de audiência
Meu artigo sobre a Cicarelli no Webinsider pode ser considerado um bom caso de linkbaiting, teve mais de 30 mil visitas em um único dia (com a ajuda de uma chamada no UOL). Fui oportunista: aproveitei o enorme buzz sobre o assunto para falar sobre tudo que estava relacionado com isso (a viralidade, a censura, etc).
Um bom linkbait faz o gráfico das estatísticas do seu site subir lá para o teto, os assinantes de RSS se multiplicarem, os cliques no Adsense aumentarem, etc, tudo isso de um dia para o outro.

Melhor posição nos sites de buscaOs melhores sites de busca têm um algoritmo que calcula o quão relevante um site é, de acordo com o número de links (de outros sites) que apontam para ele.
Quando um site recebe muitos links, ele aparece no topo das buscas - de acordo com a palavra chave relacionada a ele, claro. Isso faz com que, a longo prazo, a audiência aumente muito e sem os enormes custos que se teria para gerar a mesma audiência através de publicidade tradicional.
Como fazer linkbaitingCom base no sites Problogger, Seobook, Performancing e algumas idéias minhas, preparei uma série de dicas para você conseguir links para seu site ou blog. Fique claro que eu não concordo com todas estas táticas, só estou enumerando para que possamos conhecê-las e conversar sobre elas. Além disso, a maioria destas coisas são senso-comum para quem lida com mídia, são aquilo que naturalmente chama o interesse das pessoas, portanto, não me venham dizer que não é novidade, porque não é mesmo.

1. Mexa com a comunidadeCrie coisas que envolvam a sua comunidade de leitores: faça concursos e prêmios como o Desencannes, algo que faça alguém famoso. Faça perguntas, enquetes, pesquisas de opinião sobre um assunto (quanto mais polêmico, mais links).

2. Seja o primeiroSe você conseguir ser o primeiro a dar uma notícia bombástica, terá muitos links, porque todo mundo vai falar sobre o assunto, linkando para o seu site. Dois casos muito interessantes disso são o Million Dollar Homepage, e o One Red Paperclip.
O primeiro ganhou um milhão de dólares com uma página sem conteúdo, vendendo pixels. A polêmica questão de se ele conseguiria ou não gerou tanto tráfego na sua página que fez valer a pena para os anunciantes. Quem tentou repetir o feito, não teve o mesmo sucesso. A mesma coisa com o One Red Paperclip: um cara trocou um clipe de papel vermelho por uma caneta, e foi trocando, trocando, até chegar a uma casa no Canadá. O truque nesses dois casos foi ser o primeiro a ter a idéia.

3. Dê alguma coisa de presenteVocê já viu algum site sobre Tai Chi? Eu já, visito sempre o Taijiquan.pro.br quando preciso baixar a tradução para português do Wordpress. Dar alguma coisa de presente, seja um plugin, o design de um theme bonito para Wordpress, um e-book, seja lá o que for, é uma ótima estratégia para receber links. Bons tutoriais entram neste pacote.

4. Listas, pesquisas e estatísticasBem, esta postagem é uma lista de como fazer linkbaiting. Na TV há muitos programas de listas - os dez melhores vídeos, as 50 mulheres mais “sexy”… Não sei porque, mas listas chamam muita atenção. Da mesma forma, novas pesquisas e estatísticas que provem algum fato também são muito interessantes e geram muitos links.

5. Criar ou pertencer a uma comunidadeSe você pertence a uma igreja, uma associação, enfim a uma comunidade qualquer, escrever especificamente para esta comunidade com certeza gerará muitos links, pois todos os outros sites ou blogs que pertencem a esta comunidade linkarão para o seu site.
Há também comunidades em torno de marcas e produtos (iPod é um ótimo exemplo), programas de TV (Big Brother, Lost)… Se você conseguir criar uma comunidade nova em torno do seu site ou blog, melhor ainda.

6. Revelações, confusões, ataques, choques…É disso que vivem alguns programas de TV sensacionalistas e tablóides. Revelar um grande problema na cidade, uma grande falcatrua ou algo errado que alguém ou alguma empresa está fazendo fará com que muita gente fale sobre o assunto, linkando você. Confusões, polêmicas e ataques pessoais a alguém ou alguma marca também geram muitos links. Além disso, postagens chocantes também dão audiência. Cuidado aqui.

7. Curiosidades, humor, coolFale sobre algo realmente curioso e interessante dentro do seu nicho, algo que ninguém sabe. Piadas, sacadas humorísticas e até zombar de alguém também gera muitos links. Na mesma linha, encontrar coisas legais, que as pessoas vêm e dizem “oh!” também ajuda muito no linkbaiting. Você pode também falar sobre alguém importante, alguém que as pessoas procuram muito, como RBD ou a Britney Spears.

8. Fale do assunto mais comentado do momentoHá momentos em que toda a mídia praticamente pára para falar de um só assunto. Fale sobre este assunto também. Dê sua opinião, encontre novos fatos, faça perguntas aos leitores, faça uma enquete, enfim, aproveite que todos estão publicando, conversando e pensando sobre um assunto para aumentar os links para seu site.

9. Link outros sites e peça links para seus amigosAquilo que você dá, você recebe. Parece um clichê de auto-ajuda, mas funciona: se você apontar um link no seu site para outros sites relacionados ao assunto que você aborda, com certeza eles, no mínimo, perceberão que você existe. Com isso aumentam as chances de que eles assinem seu RSS feed. Acompanhando seu bom conteúdo, com certeza um dia eles linkarão para você de volta. Você também pode pedir para amigos seus linkarem ou fazerem entrevistas com você para gerar mais links.

10. Publique num grande sitePublicar matérias ou postagens em um site importante na sua área também deve gerar bastante atenção e links. Neste pacote entram sites de social bookmarking como o Digg e Delicious ou o brasileiros Rec6 e Linkk, e sites de social news como o Slashdot ou os brasileiros Overmundo e Outrolado.

Linkbaiting é certo?Há uma certa polêmica sobre o assunto. Algumas pessoas simplesmente não admitem que se faça linkbaiting, dizendo que isso é errado. Outros, principalmente os probloggers (blogueiros que vivem dos seus blogs) veêm isso como uma prática normal e correta.

Bem, o próprio nome tem uma conotação de coisa errada. Um dos significados de bait, além de isca, é trapaça, armadilha.

De fato, dar uma informação falsa, ou agir de má fé contra o leitor para gerar mais links e melhorar sua audiência e posição em sites de busca me parece algo muito reprovável. Mas se o linkbait for algo como este artigo (que tem polêmica, linka para outros sites, é uma lista, é um tutorial, etc, mas é informativo) eu não vejo como algo errado.

Sua vez de participarEntão, aproveitando que você teve paciência para ler este artigo até aqui, faça um favor para o seu amigo: diga a sua opinião sobre linkbaiting, se é certo ou errado ou se você sabe algum modo de fazer isso que tenha me escapado. Pode ser aqui nos comentários, ou no seu blog ( linkando para este artigo, é claro. [Webinsider]
>-----------------------------

matéria original: [Webinsider]

>-----------------------------

penido publicidade marca

Site corporativo,
Portifólio,
Quem somos,
Blog com notícias, dicas, artigos e resumos relacionados às áreas de publicidade e propaganda, marketing, internet.

www.penidopublicidade.com

>-----------------------------

3/02/2007

Confira outros artigos no site Penido Publicidade

http://www.penidopublicidade.com

http://http://www.penidopublicidade.com/blog.htm

Design Gráfico - Entre oIinvisível e o Ilegível

Design Gráfico - Entre oIinvisível e o Ilegível

por: Ana Cláudia Gruszynski
Doutoranda em Comunicação Social/PUCRS
Professora da Fabico/UFRGS


RESUMO

Este ensaio é uma reflexão sobre o design gráfico, evidenciando o caráter mediador desta área de atuação profissional. A discussão – em torno da tipografia – identifica em seus extremos: a mediação invisível (transparente) e a co-autoria da mensagem em seus elementos visuais, em que o modernismo tem como ideal a primeira concepção e o pós-modernismo desconstrói. As duas concepções de design permitem defini-lo como mediação, mas sem deixar de lembrar seu duplo caráter convencional e arbitrário. O sujeito – o profissional – enquanto unificador da disciplina, articula a multiplicidade da retórica do design gráfico.


LEIA MAIS

http://www.penidopublicidade.com/blog.htm

Pblog

Pblog